domingo, 5 de abril de 2009

Paralisia flácida

As paralisias flácidas ( PA )ainda são difíceis de serem confirmadas, dentre as principais temos a causada por carrapato, por botulismo, miastenia graves e a polirradiculoneurite, o exame de eletromiografia pode ajudar, mais geralmente teremos o provável diagnóstico terapêutico, ou seja por exclusão dos tratamentos.

As PA, apresentam sintomas de neurônio motor inferior ( NMI ), que no exame físico de nervos periféricos teremos reflexos diminuidos ou ausentes, além de atrofia muscular .

CASO :

animal pantera, femea, pincher, castrada de 9 anos, iniciou apresentando andar lento com algumas quedas, dias depois paralisiou e não conseguia mais ficar em estação.

EXAME FÍSICO E NEUROLÓGICO:

Hiporeflexia de n.periféricos, atrofia muscular, estado mental alerta, com apetite, normopirexia, n.cranianos ok, panículo normal, diagnóstico fechado como PA, como não apres. carrapatos esta estava descartada, o animal não havia tido contato com carniça ou lixos descartando botulismo, foi receitado mestinon e nào houve melhora descartando miastenia, bom ficamos com a polirradiculoneurite; feito o tratamento, manejo adequado e fisioterapia o animal voltou ao normal 108 dias depois.

1) pantera de alta 108 dias depois.


1) pantera apres. tetraparesia flácida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua participação. Seja um seguidor!