segunda-feira, 30 de maio de 2011

DEFICIÊNCIA DE TIAMINA EM GATOS - Relato de caso

Relato encaminhado pela  Dra Lívia P C da Cunha, especialista em felinos .


DEFICIENCIA DE TIAMINA (VITAMINA B1) EM GATOS- RELATO DE DOIS CASO
RESENHA:
Animal 01)  Felino, macho, SRD, castrado, 6 anos .
Animal 02)  Felino, macho, SRD, castrado, 4 anos.
Animais pertencentes à mesma proprietária, sem acesso a rua.
ANAMNSE: Proprietária relata que encontrou os animais prostrados, com dificuldade de locomoção, apresentando andar cambaleante. Refere hiporexia há três dias. Durante a anamnese a proprietária relatou que os animais não tinham contato um com o outro, apesar de possuir aproximadamente 60 gatos. Proprietária relatou ainda que a alimentação dos animais constituía-se principalmente de peixe e arroz, sendo oferecido eventualmente carne bovina.
EXAME FÍSICO: Animais apresentando ataxia, convulsão e tremor de intenção. Discreta lateralização da cabeça. Desidratação leve. O animal 01 também apresentou nistagmo.
A suspeita clinica direcionou-se para causas infecciosas ou nutricionais. Como a dieta dos animais era principalmente peixe (fonte importante de tiaminase) e os sinais clínicos apresentados pelos os animais eram condizentes com a literatura (inicialmente letargia e ataxia, evoluindo para ataxia vestibular bilateral, ventroflexão da cabeça, cegueira, demência, lateralização da cabeça, nistagmo e convulsão), optou-se por um diagnóstico clínico para a deficiência de tiamina. Os animais foram suplementados via fluidoterapia intravenosa com complexo B (1 ampola em 250ml de NaCl 0,9%) e por via oral com 19mg de Vitamina B1 (dose 2 a 4 mg/kg/dia), apresentando em menos de 24 horas significativa melhora em relação à ataxia e o tremor de intenção. Os animais foram liberados para casa com recomendação de fornecimento exclusivo de ração para gatos.
Segundo TAYLOR, 2010, esta deficiência altera o metabolismo de glicose no cérebro e leva ao desenvolvimento de encefalopatia e hemorragia dos núcleos do tronco cerebral. O diagnóstico presuntivo é baseado no histórico dietético, idade, sexo, raça e sinais clínicos dos animais, sendo apoiado pela remissão dos sinais 24 horas após a administração de tiamina.
LITERATURA CONSULTADA
Taylor, S.M.; Doenças intracranianas. IN: Nelson, R. W; COUTO, C. G. Medicina Interna de Pequenos Animais. 4 ed, 2010.
Norsworthy, G. D; Thiamine Deficiency. IN:_______. The Feline Patient, 4ed, 2011 

Email para contato sobre o assunto :   liviaufla@hotmail.com

VEJA OS VÍDEOS :

2 comentários:

  1. Não sou veterinária, mas recentemente vi um documentário na National Geographic Channel falando sobre Alligators zumbis em um lago dos EUA. Apresentavam ataxia e letargia, como sintomas principais. Houve toda a pesquisa microbiológica no sangue e biópsias de órgãos, mas não encontraram nada. Depois, descobriram que os alligators manifestavam Beribéri (não sei se na medicina veterinária existe este termo). A causa estava no déficit de tiamina devida à alimentação exclusiva de uma única espécie de peixe que possuía a enzima tiaminase. Essa sintomatologia apresentada pelos alligators é bastante similar a esses gatos. Só citei como curiosidade, mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se uma dose de 40 ml de metronidazol intravenosa de 12 em 12 horas pode ser fatal para o tratamento de um gato de 8 kg?

    ResponderExcluir

Agradecemos pela sua participação. Seja um seguidor!