terça-feira, 18 de agosto de 2009

CINOMOSE

A cinomose (paramixovírus), semelhante ao virus do sarampo no homem; ainda assusta e sua frequencia aumenta no inverno. Cães jovens são os mais susceptíveis, cães mais idosos também.Ela afeta o sistema respiratório, gastrointestinal e nervoso. Vários sintomas neurológicos podem acontecer, sendo a mioclonia o mais clássico. A lesão no SNC se apresenta em 3 síndromes clínicas conhecidas como encefalomielite do cão jovem, encefalomielite multifocal dos cães adultos e encefalite dos cães idosos. Dentre os sinais neurológicos podemos citar :SIALORRÉIA, TRISMO MANDIBULAR, RETENÇAO URINÁRIA, RIGIDEZ MUSCULAR, ATROFIA MUSCULAR, DISFAGIA.
Como exames eu peço PCR urina, para a UNESP BOTUCATU-SP; o envio é via correio a urina precisa ir refrigerado.
Os 2 cães apresentados no filme foram atendidos na Clínica Animal Vale em São José dos Campos, no Vale do Paraiba deram resultado de PCR positivo p/cinomose, o dashund apresenta a fase terminal com crises convulsivas, alteração de estado mental e mioclonias; o pincher apresenta ataxia cerebelar, ceratite seca bilateral. A cinomose continua ser um desafio terapêutico, pois não há um tratamento efetivo e eficaz comprovado, já existe trabalhos sobre terapêutica com ribavirina, mais é tudo muito recente, mesmo assim, é preciso ficar atento a todas as possibilidades para se tentar um combate eficiente contra a cinomose.O melhor tratamento ainda é a prevenção com vacinas de laboratórios de renome, deve-se ser feito reforço anual, por toda a vida.

3 comentários:

  1. Graaaade Dr Marcos...

    O blog ficou muito bom, é realmente uma ferramenta importante de divulgação do nosso trabalho e uma maneira de manter contato.

    Parabéns pela iniciativa e obrigado pelos Links.

    Prof. MSc. Leandro Romano
    www.ortopediaveterinaria.com.br
    ÍCONE
    Instituto de Cirurgia Ortopédica e Neurologia Veterinária.

    ResponderExcluir
  2. O meu Maltês de 90 dias está com cinomose há 30 dias e 15 dias com tremor nas patas traseiras. Existe chance dele se recuperar e andar normalmente?

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma cachorrinha de 8 meses, que teve a fase neurológica da cinomose. Ela não teve nenhuma das fases anteriores, pois já começou com a convulsão.

    No momento, ela está com paralisia dos 4 membros, mas se alimenta bem e ergue a cabeça. Ela faz acupuntura e fisioterapia.

    Estamos nessa luta há 6 meses, li sua reportagem sobre a Ribavirina e gostaria de saber mais sobre isso. Ela está com as sequelas da cinomose, queria saber se na fase das sequelas o medicamento é indicado. Moramos em Jundiaí SP.

    Obrigado!

    ResponderExcluir

Agradecemos pela sua participação. Seja um seguidor!