sábado, 29 de maio de 2010

Convulsões em Felinos


Apesar de não ser uma rotina na clínica, a convulsão em gatos se torna um desafio diagnóstico, pois a lista de diferenciais é grande.Causas como epilepsia idiopática 54%, patologia extracraniana 4 %, patologia intracraniana 42% .
Crises parciais complexas com o animal em decubito esternal, ou pode ser muito ativa com corridas e escaladas são tipicas no gato, movimentos da face também, esses duram apenas alguns segundos e se repetem por várias vezes durante o dia, sugerindo um cluster.
Dentre as causas extracranianas temos as doenças metabólicas, tóxicas, nutricionais; já nas causas de doenças intracranianas temos as doenças infecciosas ( TOXO, FIV, FEL, CRYPTOCOCCUS ), doenças inflamatórias, hidrocefalias, traumas, vasculares, epilepsia e neoplasias.
Exames de sangue, testes diagnósticos descartam doenças sistêmicas, o tipo da convulsão pode ajudar no diagnóstico, exames de líquor para doenças inflamatórias e algumas infecciosas, exames de imagem tomografia  ou ressonância para tumores e má -formação.
As drogas de escolha para a tentativa do controle das convulsões são o fenobarbital ( 1 - 3 mg 12/12hs) e o diazepan ( 0,2 - 2mg/kg duas a três vezes ao dia ).
A  sedação o aumento do apetite e polidpsia é comum na no inicio da terapia.
deve-se monitorar a concentração de fenobarbital no sangue a cada 3 meses.

Literatura consultada:
Neurologia Veterinária / M. D. Lorenz, Joe N. Kornegay, Manole, 2006.
Síndromes Neurológicas em cães e gatos / F. Pellegrino, Adriana Suraniti e L. Garibaldi, Interboock, 2003.
Diagnosis and control of epilepsy in the cat, companion animal practice, ClareRusbridge, 2005.

convulsao focal:

TRABALHOS:
http://www.cs.cmu.edu/afs/cs/Web/People/lowekamp/feline_epilepsy.html
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1686935/pdf/canvetj00341-0040.pdf
http://www.vetlearn.com/Portals/0/Media/PublicationsArticle/PV_31_07_330_0.pdf

assista os vídeos

2 comentários:

  1. Olá! Tenho uma gata com 10 meses de idade q tem convulsões a cada 2 meses mais ou menos desde q chegou filhotinha. Onde moro não tem como fazer exames para descobrir a causa, por enquanto ela toma fenobarbital, e no final do ano voltarei para minha cidade, assim poderei fazer os exames necessários. Ela tem crise típica, perda da consciência, urina e/ou defeca, baba...isso geralmente ocorre durante o sono. Porém, meu outro gato de 1 ano e meio de idade começou com um comportamento estranho há umas 3 semanas. Geralmente qdo ele está dormindo, de repente acorda e sai correndo, fazendo xixi e babando. Eu tento segurá-lo e percebo q ele está tenso, as pupilas ficam dilatadas. Isso dura em torno de 1 minuto, sem perda da consciência. Qdo ele retorna fica como se nada tivesse acontecido e volta a comer e brincar. Esses episódios ocorreram 3 ou 4 vezes seguidas em um período menor q 24 horas, com intervalo de 5 ou 6 dias mais ou menos. Td oq procuro na internet sobre convulsões fala mais sobre como ocorre tipicamente, não encontrei sinais parecidos com os q estão afetando meu gato. E como já disse, onde moro não tem como fazer exames, pois só tem uma clínica veterinária, no máximo dá para fazer exame de sangue e urina em laboratório humano. Será q essas "crises" podem ser epilepsia? Ele poderia ter pego alguma doença da outra gata? Li mt sobre FIV e vi q pode ser uma causa, fiquei preocupada, poderia ser? Tb podem ser inúmeras causas, mas fiquei com medo de encefalites, pois são contagiosas. Se puder dar sua opinião sobre isso, ficarei agradecida. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá! sua matéria foi muito esclarecedora, tenho uma gata que esta passando por problemas neurológicos que até agora são um mistério para os veterinários em que ela passou, tudo começou com uma convulsão após receber anestesia na hora da castração agora ela esta com uma infecção aparentemente bacteriana e convulsões focais e generalizadas com intervalos pequenos nos últimos 4 dias, Você trabalha em São Paulo?! pode ajudar?
    tem mais sobre a história no meu blog http://pastilhapraazia.blogspot.com.br/
    Obrigada

    ResponderExcluir

Agradecemos pela sua participação. Seja um seguidor!