O caso a seguir foi encaminhado e atendido pela clínica Animal Vale em São José dos Campos, pelo médico veterinário Marcos Mota Borges Pereira .
Paciente da espécie canina, fêmea da raça maltês com 7 anos, que atende pelo nome de Belinha deu entrada com histórico de incoordenação, quedas, dificuldade locomotora, crises convulsivas e falta de apetite, tudo isso piorando muito em 2 dias.
Exame neurológico : paciente apresentava head tilt ( cabeça inclinada ) direito, tetraparesia, base ampla, desequilibrio, hipermetria, saltitamento com défict para o lado esquerdo, ataxia cerebelar, propriocepção presente nos 4 membros, nervos cranianos normais, resposta a ameaça alterada.
Localizando a lesão: cerebelo, tronco encefálico e hemisfério cerebral (convulsões generalizadas).
Lesão multifocal
diferenciais : encefalites virais, doenças inflamatórias do sistema nervoso central, neoplasia.
O exame de líquor não foi realizado, pensando numa doença inflamatória, foi iniciado o tratamento através
de drogas imunossupressoras, e o resultado foi excelente, em 3 dias a BELINHA já estava caminhando por conta própria, se alimentando e já não apresentava head tilt, nem convulsões.
Agora a Belinha tem uma longa jornada, pois precisamos monitorar através de exames de sangue periódicos, pois a ciclosporina pode causar mielossupressão, entre outros efeitos indesejáveis.
A meningoencefalite granulomatosa é a principal suspeita, pelos seu sinais clínicos e evolução,mais a encefalite necrotizante do maltês não pode ser descartada, o diagnóstico preciso somente no exame histopatológico após necropsia, alguns exames de imagem tomografia e ressonância magnética já sugerem a doença, mais ainda é muito sugestivo e não definitivo. Essas duas doenças inflamatórias do sistema nervoso central, são graves e de curso fatal; mais o tratamento beneficia os pacientes , deixando eles grande parte do tempo sem sintomas e levando uma vida normal, até quando não sabemos.
Belinha no dia da consulta.
Belinha 48 hs, do inicio do tratamento.
A meningoencefalite granulomatosa (MEG), é uma doença inflamatória do S.N.C. , de etiologia desconhecida, ela é comum em cães de meia idade e é vista com mais frequência em cães de raças pequenas, podendo acometer qualquer raça, entre as raças predispostas está o poodle.
Existem 3 formas de MEG:
Forma ocular
Forma focal
Forma multifocal, onde os sinais clínicos estão presentes em cerebelo, tronco encefálico, cérebro e medula espinhal ( porção cervical ), os sinais são progressivos e usualmente o seu inicio é agudo.
Diagnóstico : o exame de líquor revela pleocitose mononuclear associado com aumento de proteína.
Em torno de10 a 20 % dos exames de líquor não demonstram alteração.
O tratamento se baseia numa terapêutica imunossupressiva, com controles de hemograma periódicos, já se faz hoje em alguns centros de diagnósticos radioterapia, para a forma focal da doença.
O prognóstico é pobre pois sua sobrevida pode ser de semanas a alguns anos.
literatura consultada:
Granulomatous meningoencephalomyelitis in dogs: A review, Emma J.O'Neill et all.
Granulomatous meningoencephamyelitis in dogs, P.Filippo Adamo, et all.(2007).
Ciclosporin treatment of suspected granulomatous meningoencephalomyelitis in three dogs (JSAP, 2006).
Caro Dr Marcos
ResponderExcluirFiquem muito feliz quando encontrei o seu site.
Nos somos a Petescadas fabricamos escadas e rampas para cães e gatos com dificuldade de locomoção para subir e descer de camas e sofás.Também fabricamos equipamentos sob encomenda.
Gostei muito do seu material; apresentado de forma profunda, concisa e de fácil leitura.
Parabéns
www.petescadas.com.br
@petescadas
ola, acabei de criar um site sobre a medicina veterinária e venho atravez deste comunicado propor parceria, se aceitar me retorne no email jeanjonathasfb@gmail.com
ResponderExcluirParabéns Dr. Marcos.
ResponderExcluirDepois de muitas leituras e pesquisa encontrei na sua explicação a forma mais clara para a descrição da doença.
Por favor ACREDITE no tratamento e continue ajudando os "pais" desses pequenos. Doe muito ver nosso pequeno pedindo ajuda com os olhos.
O meu maltês foi cuidado durante 1 ano e 4 meses.
Não sei se posso contribuir ajudando-o e ajudando outros cuidadores. Gostaria muito!
Meu contato: velehov@yahoo.com.br
Boa Tarde Dr! Meu nome é Katia e a 15 dias me tornei proprietária de um Shi tzu (Scooby +- 6 anos), ele sofria maus tratos e depois de varias denúncias sua dona resolveu doa-lo . Mesmo sem condições NENHUMA, vendo a situação do Scooby ( com o pêlo enorme, cego, muito sujo e muita secreção nos olhos, peguei ele na casa da sua dona e com o maior carinho levei ele em um hospital. Ao chegar no hosp. coloquei o Scooby no chão e ele não parava de andar em círculos (só para lado esquerdo).Fui atendida por um veterinário que fez uma avaliação geral e disse que ele estava desnutrido e etc. O veterinário chamou o veterinário neurologista de plantão o qual me pediu usg com dopller e o usg deu uma lesão focal ecogênica de 1,7 cm na região parieto occipital do HCD e aumento dos ventrículos bilateral. O exame sugere MEG?, AVC? E HEMATOMA?. A nove dias que ele esta sendo medicado com Gardenal, Vertix, Meticorten, furosemida, omeprazol e seis doses de hyalozima de 2,5 ml. Hoje após 9 dias com esses remédios teve uma "melhorinha", segundo o veterinário se fosse um AVC ele já teria melhorado. Por Favor IMPLORO que o Dr me ajude com alguma opinião, sei que fica difícil formar uma opinião com dados escritos, mas IMPLORO UMA opinião!! Estou pagando esses remédios e as consultas com ajuda de pessoas que reconheceram minha atitude. NÃO tenho condições de procurar um outro veterinário para uma segunda opinião mas ESTOU DESESPERADA e quero muito dar um fim de vida feliz para o Scooby e queria saber se estou no caminho certo. katia_ap_gomes@hotmail.com ( estarei a disposição)
ResponderExcluirDesde de já agradeço!
Dr. Marcos, sugiro que troque os MAIS do seu texto pela palavra MAS... no mais (+++) era isso caso bacana!!!
ResponderExcluir