sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Meningoencefalite Granulomatosa - Meg

O caso a seguir foi encaminhado e atendido pela clínica Animal Vale em São José dos Campos, pelo médico veterinário Marcos Mota Borges Pereira .
Paciente da espécie canina, fêmea da raça maltês com 7 anos, que atende pelo nome de Belinha deu entrada com histórico de incoordenação, quedas, dificuldade locomotora, crises convulsivas e falta de apetite, tudo isso piorando muito em 2 dias.
Exame neurológico : paciente apresentava head tilt ( cabeça inclinada ) direito, tetraparesia, base ampla, desequilibrio, hipermetria, saltitamento com défict para o lado esquerdo, ataxia cerebelar,  propriocepção presente nos 4 membros, nervos cranianos normais, resposta a ameaça alterada.
Localizando a lesão: cerebelo, tronco encefálico e hemisfério cerebral (convulsões generalizadas).
Lesão multifocal
diferenciais : encefalites virais, doenças inflamatórias do sistema nervoso central, neoplasia.
O exame de líquor não foi realizado, pensando numa doença inflamatória, foi iniciado o tratamento através
de drogas imunossupressoras, e o resultado foi excelente, em 3 dias a BELINHA já estava caminhando por conta própria, se alimentando e já não apresentava head tilt, nem convulsões.
Agora a Belinha tem uma longa jornada, pois precisamos monitorar através de exames de sangue periódicos, pois a ciclosporina pode causar mielossupressão, entre outros efeitos indesejáveis.

A meningoencefalite granulomatosa é a principal suspeita, pelos seu sinais clínicos e evolução,mais a encefalite necrotizante do maltês não pode ser descartada, o diagnóstico preciso somente no exame histopatológico após necropsia, alguns exames de imagem tomografia e ressonância magnética já sugerem a doença, mais ainda é muito sugestivo e não definitivo. Essas duas doenças inflamatórias do sistema nervoso central, são graves e de curso fatal; mais o tratamento beneficia os pacientes , deixando eles grande parte do tempo sem sintomas e levando uma vida normal, até quando não sabemos.


                  Belinha no dia da consulta.




     Belinha 48 hs, do inicio do tratamento.

A meningoencefalite granulomatosa (MEG), é uma doença inflamatória do S.N.C. , de etiologia desconhecida, ela é comum em cães de meia idade e é vista com mais frequência em cães de raças pequenas, podendo acometer qualquer raça, entre as raças predispostas está o poodle.
Existem 3 formas de MEG:
Forma ocular
Forma focal
Forma multifocal, onde os sinais clínicos estão presentes em cerebelo, tronco encefálico, cérebro e medula espinhal ( porção cervical ), os sinais são progressivos e usualmente o seu inicio é agudo.
Diagnóstico : o exame de líquor revela pleocitose mononuclear associado com aumento de proteína.
Em torno de10 a 20 % dos exames de líquor não demonstram alteração.
O tratamento se baseia numa terapêutica imunossupressiva, com controles de hemograma periódicos, já se faz hoje em alguns centros de diagnósticos radioterapia, para a forma focal da doença.
O prognóstico é pobre pois sua sobrevida pode ser de semanas a alguns anos.

literatura consultada:
Granulomatous meningoencephalomyelitis  in dogs: A review, Emma J.O'Neill et all.
Granulomatous meningoencephamyelitis in dogs, P.Filippo Adamo, et all.(2007).
Ciclosporin treatment of suspected granulomatous meningoencephalomyelitis in three dogs (JSAP, 2006).

5 comentários:

  1. Caro Dr Marcos
    Fiquem muito feliz quando encontrei o seu site.
    Nos somos a Petescadas fabricamos escadas e rampas para cães e gatos com dificuldade de locomoção para subir e descer de camas e sofás.Também fabricamos equipamentos sob encomenda.
    Gostei muito do seu material; apresentado de forma profunda, concisa e de fácil leitura.

    Parabéns
    www.petescadas.com.br
    @petescadas

    ResponderExcluir
  2. ola, acabei de criar um site sobre a medicina veterinária e venho atravez deste comunicado propor parceria, se aceitar me retorne no email jeanjonathasfb@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Dr. Marcos.
    Depois de muitas leituras e pesquisa encontrei na sua explicação a forma mais clara para a descrição da doença.
    Por favor ACREDITE no tratamento e continue ajudando os "pais" desses pequenos. Doe muito ver nosso pequeno pedindo ajuda com os olhos.
    O meu maltês foi cuidado durante 1 ano e 4 meses.
    Não sei se posso contribuir ajudando-o e ajudando outros cuidadores. Gostaria muito!
    Meu contato: velehov@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Dr! Meu nome é Katia e a 15 dias me tornei proprietária de um Shi tzu (Scooby +- 6 anos), ele sofria maus tratos e depois de varias denúncias sua dona resolveu doa-lo . Mesmo sem condições NENHUMA, vendo a situação do Scooby ( com o pêlo enorme, cego, muito sujo e muita secreção nos olhos, peguei ele na casa da sua dona e com o maior carinho levei ele em um hospital. Ao chegar no hosp. coloquei o Scooby no chão e ele não parava de andar em círculos (só para lado esquerdo).Fui atendida por um veterinário que fez uma avaliação geral e disse que ele estava desnutrido e etc. O veterinário chamou o veterinário neurologista de plantão o qual me pediu usg com dopller e o usg deu uma lesão focal ecogênica de 1,7 cm na região parieto occipital do HCD e aumento dos ventrículos bilateral. O exame sugere MEG?, AVC? E HEMATOMA?. A nove dias que ele esta sendo medicado com Gardenal, Vertix, Meticorten, furosemida, omeprazol e seis doses de hyalozima de 2,5 ml. Hoje após 9 dias com esses remédios teve uma "melhorinha", segundo o veterinário se fosse um AVC ele já teria melhorado. Por Favor IMPLORO que o Dr me ajude com alguma opinião, sei que fica difícil formar uma opinião com dados escritos, mas IMPLORO UMA opinião!! Estou pagando esses remédios e as consultas com ajuda de pessoas que reconheceram minha atitude. NÃO tenho condições de procurar um outro veterinário para uma segunda opinião mas ESTOU DESESPERADA e quero muito dar um fim de vida feliz para o Scooby e queria saber se estou no caminho certo. katia_ap_gomes@hotmail.com ( estarei a disposição)
    Desde de já agradeço!

    ResponderExcluir
  5. Dr. Marcos, sugiro que troque os MAIS do seu texto pela palavra MAS... no mais (+++) era isso caso bacana!!!

    ResponderExcluir

Agradecemos pela sua participação. Seja um seguidor!