sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Polirradiculoneurite (Neuropatia Periférica)

RESENHA : Canino macho, poodle 12 anos que atende pelo nome de Tobi.
ANAMNESE : Inicio de ataxia nos 4 membros, perda do equilibrio e dificuldade de se levantar e após algumas horas, não conseguia mais ficar de pé, outra coisa que chamava a atenção do proprietário era a mudança no tom do latido, ficando com um som mais agudo e rouco.
Paciente encaminhado ao Hospital Estima em Taubaté -SP, onde trouxe alguns exames radiográficos mostrando algumas alterações degenerativas, e vinha realizando acupuntura mais sem melhora do quadro .
EXAME : estado mental normal, tetraparesia, ausencia de reflexos patelares em m.posteriores e ausencia de reflexo do tricipes em m.anteriores; reflexo palpebral diminuído em ambos os olhos, n.cranianos normais, apresentando disfonia .
DIFERENCIAIS : Neuropatia periférica ( paralisia por carrapato, miastenia gravis, polirradiculoneurite ou botulismo ) .
paciente encaminhado para realizar exame de eletromiografia e enquanto isso foi encaminhado para realizar sessões de fisioterapia para fortalecer musculatura dos membros .
LAUDO DO EXAME :

ELETRONEUROMIOGRAFIA(ENMG)
DADOS PESSOAIS DO PACIENTE
DATA : 02/02/2012
NOME : TOBI
IDADE: 12 anos
SEXO: Macho
ESPECIE: Canina
RACA: Poodle
PROPRIETARIA: Ana Lucia Nogueira Toffulli
MEDICO SOLICITANTE: Dr. Marcos M B Pereira
A) Resultados Obtidos
A medida da velocidade de conducao nervosa sensitiva obtida nos nervos radial D/E encontra-se diminuida (38,25m/s e 27,27m/s, respectivamente).
A medida da velocidade de conducao nervosa motora obtida nos nervos ulnar D/E e tibial D/E encontra-se diminuida (28,68m/s, 27,30m/s, 36,50m/s e 34,28m/s, respecitvamente). A amplitude do potencial de acao muscular composto obtida nos nervos examinados nos quatro membros apresenta-se muito diminuida (inferiores a 300ƒÊV). A duracao dos potenciais de acao musculares compostos obtidos mostra-se prolongada, sendo mais acentuada nos potenciais proximais em relacao aos distais e mais evidente nos nervos tibial D/E.
Nao houve bloqueio de conducao no trajeto dos nervos examinados.
Nao foi observada a presenca gonda Fh (amplitude muito reduzida? ausencia?).
A estimulacao repetitiva a 3Hz e 10Hz nao apresenta alteracoes dignas de nota.
A eletromiografia de repouso mostra intensa atividade espontanea (ondas agudas positivas, fibrilacoes e algumas fasciculacoes) e aumento da atividade de insercao nos musculos estudados. Sob contracao gvoluntariah sugere-se padrao neuropatico.
Musculos estudados:
Membros toracicos: supraescapular, infraescapular, biceps braquial, triceps, extensor radial do carpo.
Membros pelvicos: quadriceps, semitendinoso /semimembranoso, tibial cranial, gastrocnemio.
B) Conclusao
Avaliacao eletroneuromiografica compativel com quadro de polineuropatia periferica, sugerindo perda axonal e desmielinizacao, com envolvimento das porcoes sensitiva e motora, mais acentuada em porcao proximal . Provavel polirradiculoneuropatia.
Jundiai, 3 de fevereiro de 2012.
Dra. Sandra

A polirradiculoneurite pode levar meses para voltar ao normal, sendo necessário fisioterapia por todo esse tempo, além de cuidados com higiene e postura de conforto, evitando úlceras e feridas na pele .





                                                        






Postado por Marcos M.B. Pereira CRMV 11.199 sp

6 comentários:

  1. Olá Marcos,

    Gostaria de tirar umas dúvidas, é que aki agente vê casos de tetraparesia flácida com uma certa frequência e geralmente fecha como botulismo.Hj msm atendi um cão assim.
    Ao que me parece na PRN a sensibilidade reduzida e a disfonia são bastante característicos. A minha dúvida é se dá pra fechar o diagnóstico clínico em PRN por esses achados já que os demais sinais clínicos são muito semelhantes.
    Na sua rotina vc vê mais botulismo ou PRN??
    Obs.: Não tenho acesso à ENMG.

    Leonardo M. de Oliveira
    Mestrando UFCG

    ResponderExcluir
  2. Doutor Marcos Mota, venho pedir-lhe uma orientação sobre onde fazer o exame de Eletroneuromiografia no meu Cocker Spaniel de 10 anos, que está apresentando os mesmos sintomas do poodle acima. Hoje fazemos tratamento com Dermacorten 30 mg/dia, e apartir de ontem foi introduzido Meniston meio comp/dia, por suspeita de ser Miastenia Gravis. Porém como não fizemos o exame, estamos "tateando no escuro". O Senhor poderia me dar uma dica de onde fazer o exame? Muitíssimo agradecida! Maria Claudia.

    ResponderExcluir
  3. o meu cão, um fox terrier de idade avançada, tev exactamente o mesmo, em março 2012... Demorou 3 meses a recuperar-se.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,

    Meu schnauzer de 8 anos teve os mesmos sintomas que este cachorro, com exceção de ausencia de reflexo do tricipes em m.anteriores; reflexo palpebral diminuído em ambos os olhos. Inclusive o início da doença foi igualzinho. Ele fez diversos exames: toxoplasmose, erliquia, babesiose, neospora, todos deram negativo. Também não tem miastenia gravis. Os níveis de alguns íons foram dosados e tb estão normais. Fez mielografia, e tudo ok tb. ULtra som, eletrocardiograma ok. Exames de sangue e urina ok. A única alteração leve que ele teve foi quanto a um possível hipotireoidismo. Fez uso de levotiroxina, vitamina do complexo B, aminoácidos, dermacorten (prednisolona) por 15 dias apenas incluindo o desmame e fisioterapia. A evolução dele foi muito boa, até os médicos se espantaram. 12 dias após este tratamento ele já passeava na rua sem auxílio de nada. Continuou fazendo fisioterapia (havia feito 4 sessões, e depois de voltar a passear na rua fez mais 6 sessões) até receber alta, ele já estava subindo e descendo escadas e quase pulando novamente. Porém, um dia após a alta da fisioterapia (e 3 semanas após o término da prednisolona) ele voltou a ficar ruim, porém não tão drasticamente quanto da outra vez. Ele demorou 1 semana para parar de andar, enquanto que da primeira vez ele demorou 1 dia! Foi descartado então a hipótese de ser o hipotireoidismo a causa do problema. Atualmente a principal suspeita é poliradiculoneurite. Ele começou acupuntura, está voltando para a fisioterapia e fará um tratamento mais longo (40 dias incluindo o desmame) com a prednisolona. Gostaria de saber:
    1) Quanto tempo este cão do seu post demorou para ficar bom em definitivo? ELe fez quanto tempo de fisioterapia?
    2)Há possibilidade de recidivas?
    3) Você saberia me dizer se em Ribeirão Preto há algum lugar que faz este exame (ENMG)? Gostaria muito de tentar fazê-lo para ter o disgnóstico definitivo.
    Grata e aguardo retorno.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Porque não abre uma filial aqui no Rio e aplica essa sua maravilhosa sabedoria,nos animais cariocas,uma vez que uma viagem até SP na maioria das vezes ē totalmente inviável,pense com carinho,obrigada por existir

    ResponderExcluir

Agradecemos pela sua participação. Seja um seguidor!