segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Meningioma em um cão - Relato de caso

Paciente canino de 16 anos, fêmea s.r.d. deu entrada na clínica veterinária Animal Vale em São José dos Campos - SP com queixa de convulsões a um ano e meio atrás, foi iniciado terapia anticonvulsivante e pedido exame de ressonância magnética de crânio para verificar   presença de alguma alteração, pois a paciente nunca tinha apresentado convulsão.
O proprietário não quis realizar o exame o pediu somente para que fosse feito o tratamento para controle das crises convulsivas . Após 3 meses do inicia da terapia paciente iniciou andar obstinado e em círculos, após mais alguns meses iniciou alteração de estado mental, e as crises ficaram mais frequentes, foi iniciado terapia com AIES, e ai ela teve uma leve melhora, após 2 semanas voltou a piorar, proprietária após um ano  e meio decidiu eutanasiar, pois a paciente não respondia mais, ficava andando por quase 4 horas seguidas e se machucava com frequencia por causa das quedas, além de apresentar anorexia . 
Com a devida autorização do proprietário foi realizada a necropsia e verificado uma massa em grande volume em hemisfério cerebral direito invadindo o lobo frontal, retirado o material e enviado para a patalogia foi identificado um meningioma granular.
Os meningiomas são os tumores de crânio mais comuns em cães, de crescimento lento tem seus sintomas de acordo com a região anatômica onde ele se encontra, dentre os tratamentos podemos realizar a quimioterapia e ou a remoção cirúrgica da neoplasia.

http://www.youtube.com/watch?v=RaPWajYsSGc&feature=g-upl
( vídeo do paciente apresentando andar em círculos )

meningioma granular


massa de aspecto caseoso aderido a meninge
                                                                 
Postado por M.V. Esp. Marcos Pereira crmv-sp 11199

Um comentário:

  1. Bom dia, veja se voces podem ajudar estamos desesperados, temos um cocker de 11 anos deu AVC nele (ficou um pouco debilitado e meio sem equilibrio, mas estava andando) no sabado deu convulsao e nao passava, levamos no vaterinario e ele deu mais remedio ai melhorou, quando foi ontem a noite deu convulsao de novo e agora ele nao ta conseguindo ficar em pé, pergunto é assim mesmo? ou tem uma chance dele se recuperar, voces ja tiveram algum caso assim?se puderem ajudar agradeço.obrigada

    ResponderExcluir

Agradecemos pela sua participação. Seja um seguidor!