quarta-feira, 5 de outubro de 2011

BOTULISMO - Paralisia flácida

 Caso atendido semana passada na Clinica Veterinária Animal Vale em São José dos Campos, paciente com inicio de paresia em membro anterior e incoordenação, evoluindo em algumas horas para tetraparesia .
Exame clínico e neurológico, hemograma sem alteração significativa, mucosas ok, taquipnêico, linfonodos ok, temperatura normal; estado mental normal, ausência de reflexos medulares, paresia palpebral, n.cranianos responsivos, não apresenta dor em região cervical, balançar de cauda preservado e dor profunda preservada .
DIFERENCIAIS : bom pelo exame neurológico devemos pensar nas paralisias flácidas, confirmado com o proprietário o paciente havia comido e revirado o lixo a um dia  atrás; dentre as doenças com sinais de Neuronio Motor Inferior temos o botulismo, polirradiculoneurite e paralisia do carrapato, acredito que o botulismo se encaixa; iniciado o tratamento medicamentoso bem com a enfermagem com fisioterapia.







BOTULISMO : agente etiológico  Clostridium botulinum bacilo anaeróbico, produtor de esporos gram-positivos, que sintetizam uma neurotoxina. A toxina prevalente no cão é a sorotipo C.
PATOGENIA : a toxina ingerida se liga na membrana pré-sináptica da junção neuromuscular .
O curso da infecção pode levar de 2 a 4 semanas.


Postado por M.V. Marcos M B Pereira




                                  ausência de ref. patelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua participação. Seja um seguidor!