quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Hipoplasia cerebelar em felinos

Paciente felino de 5 meses atendido no hospital veterinário Estima, em Taubaté- SP, tendo como queixa principal a dificuldade motora, algumas quedas quando tenta subir em algum obstáculo, além de apresentar tremor de cabeça .
A Hipoplasia Cerebelar (HC), pode ter como causa a infecção intrauterina do feto pelo vírus da panleucopenia, que apresenta tropismo pela camada germinativa externa do cerebelo, causando a dificuldade do cerebelo amadurecer.
Alguns casos são bem severos impossibilitando o paciente e se locomover, outros com o passar dos anos podem se adaptar a essa condição e seguir uma vida quase normal.

O diagnóstico pode ser estabelecido por necropsia ou por um exame de ressonância magnética.

Postado por MV Marcos Pereira

2 comentários:

  1. Meu gatinho tem hipoplasia cerebelar e gostaria de saber se existem exercicios ou estimulos que podem ajudá-lo. Percebi que desde que ganhei outro gatinho o pequeno tem estimulado bastante o Tiquinho (que é o nome dele) mas ainda sim gostaria de saber se posso ajudá-lo mais. Ele não faz as necessidades na caixa de areia por exemplo, o que causa certo problema pois ele fica sujo e tenho que lavá-lo quase que dia sim dia não para que ele não asse. Isso por que ele pisa em cima do xixi. Obrigada pela atenção e agradeço a ajuda. Marina

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Tenho gatos a muito tempo, agora numa cria nasceu um com hiperplasia cerebelar e estou necessitando de ajuda para cuidar dele... gostaria de saber algum tratamento q pode ser feito... como devo adaptar o espaço em que ele vive...

    Desde já agradeço e espero poder contar com vossa ajuda.

    ResponderExcluir

Agradecemos pela sua participação. Seja um seguidor!