quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Meningoencefalite granulomatosa - MEG relato de caso

Paciente canino fêmea da raça maltês chamada Carlota de 5 anos de idade foi encaminhada a clínica veterinária Animal Vale em São José dos Campos - SP, com histórico de dor em região cervical, ataxia proprioceptiva nos 4 membros, fraqueza mais aumentada em m.a.direito, foi feita ressonância da região cervical ao qual o colega veterinário relatou estar normal, indicado um neurologista para atende-la.
Apresentando sintomas multifocais foi iniciado terapia com corticóides e imunossupressores pois a suspeita principal caia em cima de uma meningoencefalite de causa inflamatória ( MEG ).
A Carlota respondeu muito bem logo no inicio do tratamento, e vem se mostrando estável a 1 ano e 4 meses desde o inicio do tratamento. A meningoencefalite não apresenta uma etiologia específica, alguns trabalhos já falam em neoplasia, fungo, ambiente entre outras causas, mais ainda não se sabe. O tratamento existe, mais não existe cura para a doença, o diagnóstico definitivo só deve ser afirmado no exame pós-mortem desse paciente.
                                                        Carlota antes do tratamento


                                                 Carlota fazendo um retorno mês passado

Postado por M.V.Esp. Marcos Pereira - crmv 11199

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua participação. Seja um seguidor!