O trauma medular é uma condição grave e emergencial na clínica médica. O animal com trauma medular após realização de exame neurológico completo, deve ser imediatamente imobilizado de forma adequada, medicado para controle da dor e encaminhado para um exame de imagem ( radiografia, mielografia, tomografia ), para saber o grau de comprometimento medular. Iremos encontrar compressões medulares do tipo Hansen I e II, fraturas vertebrais, luxações e ambas em alguns casos. A mielomalácia não poderá ser descartada por um período de até uma semana. A perda de dor profunda e do reflexo do períneal indicam prognóstico ruim, e o paciente deve ser encaminhado para cirurgia sempre que essa possa melhorar o posicionamento dessa coluna, não necessariamente isso irá indicar uma melhora clínica dos sintomas, mais representará um conforto maior para o paciente iniciar sua adaptação em um carrinho.
Existem várias técnicas cirúrgicas nos casos de compressão cervical temos o slot ventral, para descompressão em região torácica e tóraco lombar, podemos realizar laminectomia, hemilaminectomia, para região lombo sacra a laminectomia dorsal, para reduzir fraturas de corpo vertebral e para correção de luxação, o cirurgião deve escolher a técnica de acordo com a necessidade do paciente.
As vezes podemos nos surpreender com a resposta do pós-cirúrgico, que hoje em dia conta com a ajuda da fisioterapia, tem feito "milagres" ainda mais por se tratar de cães e gatos, que tem dentro deles um poder de superação gigantesco, nos ensinado que desistir deve ser a última palavra do nosso caderninho.
abaixo temos radiografias e vídeos de vários pacientes com várias alterações em coluna vertebral, todos atendidos pela Clínica Animal Vale em São José dos Campos, no vale do paraiba.
vídeo de paciente compressão medular T11-T12:
compressão medular T11-T12
vídeo realizado após 20 dias de operada :
20 dias após cirurgia.
Olá Marcos, me chamo Caroline e sou estudante de vet. Por coincidência cheguei ao seu blog pela minha mãe, que trabalha com a sua mãe aqui em Santos.
ResponderExcluirDeve ser gratificante demais esses casos em que os animais se recuperam dos traumas medulares através das suas mãos, aliás, quase sempre teckels, né? rs
Parabéns pelo blog, até a próxima.
Sou veterinária em Curitiba e mantenho um blog sobre minha especialidade que é a ultrassonografia veterinária. Cheguei ao seu blog quando procurava outros veterinários blogueiros para linkar em meu blog. Muito bom o seu trabalho, parabéns. O meu blog é http://ultrassomveterinario.blogspot.com .
ResponderExcluir