quinta-feira, 11 de novembro de 2010

NEOPLASIA DE CORPO VERTEBRAL

1a radiografia feita no dia da consulta.

Paciente atendido pelo Dr Marcos Mota Borges Pereira, com paraparesia e m.posteriores e muita dor em palpação apaxial e região lombar.
RESENHA : canino S.R.D, fêmea de 13 anos de idade, 22 kg.
ANAMNESE : A um mês vem tendo dificuldade e fraqueza nos membros anteriores, inclusive acontecendo 
episódios de queda.
No exame clínico o paciente se mostrava alerta,sem febre, mucosas rosea,  reflexos medulares aumentados ( patelares ), muita dor em coluna lombar, dor superficial e profunda preservadas, reflexo de retirada mantido nos 2 membros posteriores.
LOCALIZANDO A LESÃO : provável acometimento medular em região L3 - L7 .
DIFERENCIAIS : compressão medular, protusão de disco, discoespondilite, tumor vertebral, fratura em vertebra.
Paciente foi medicado com analgésicos e opióides e foi encaminhado para uma radiografia simples para triagem ( no topo da página ).
Exame radiográfico compatível com neoplasia de corpo vertebral, foi falado com o proprietário sobre um exame de tomografia para avaliar melhor o comprometimento da vertebra, mais ele se negou em virtude do custo, foi continuado com a medicação para a dor e pedido controle radiográfico em 30 dias.
O paciente retornou em 14 dias, paraplégico, chorando muito de dor, não conseguia mais se levantar. Foi encaminhado para nova radiografia.

2a radigrafia após 14 dias, aumento da àrea de lise.

A área de lise e o desgaste ósseo tinha aumentado, proprietário não quis realizar ultrasom abdominal, nem radiografar o tórax, optando pela eutanásia do paciente.
Os tumores de corpo vertebral são classificados como tumores extradurais, dentre os mais frequentes estão os osteosarcomas. Fibrosarcomas, condrosarcoma, hamangiosarcoma e mieloma são menos frequentes.
Tumores extradurais podem ser de origem metastásica ( carcinoma ) e envolvem a vertebra  ou o  espaço extradural.
O ideal seria pesquisar a origem, realizar biópsia e trabalhar em conjunto com um oncologista para melhorar os sintomas e retardar a progressão do tumor.


LITERATURA:
Diagnóstico e tratamento cirúrgico das afecções espinais do cão e do gato.Wheeler & Sharp, Manole
Oncologia em pequenos animais. Morris & Dobson, ROCCA

Um comentário:

  1. Ola. Meu cachorro foi diagnosticado com condrossarcoma de celulas claras bem diferenciado e extradural. fez a cirurgia para descompressao em t4 ficou excellente apos a cirurgia mas apos uns 5 meses houve recidiva local. Tem como obter uma margem ampla de seguranca num condrossarcoma extradural no caso de eu fazer uma nova cirurgia?

    ResponderExcluir

Agradecemos pela sua participação. Seja um seguidor!