domingo, 28 de novembro de 2010

LUXAÇÃO EM COLUNA VERTEBRAL um caso de final feliz

A historia de Zé ...

O canino de nome Zé , tinha sido atropelado a uma semana, e só conseguia andar usando as patas anteriores não tendo controle da urina, gotejando o tempo todo.

   
                           

Como não tinha dono, as pessoas que recolheram não tinham como adotá-lo e nem condições de fornecer um tratamento mais adequado ao Zé . Através da minha esposa fiquei sabendo do caso e me ofereci para poder ajudar, a partir daí a história do Zé iria começar a tomar outro rumo.
O Zé foi atendido imediatamente, estava muito assustado tinha muita dor em região toraco-lombar da coluna, não apoiava os membros posteriores no chão, tinha dor profunda preservada em m.posterior direito e nenhuma resposta em m.posterior esquerdo, reflexos patelares aumentados em ambos os membros, demais parâmetros ( estado mental, linfonodos,  mucosas ) normais.
O Zé foi encaminhado a uma radiografia L.L e VD onde foi verificada um luxação da T12-T13 .
Como não tinha fixadores para tentar colocar, resolvi realizar uma laminectomia dorsal  (retirada dos 3 processos espinhosos das vertebras abrindo um caminho entre as 3 vertebras )  abrangente, pegando T11, T12 e T13, mesmo sabendo da instabilidade que isso poderia gerar, eu resolvi tentar pois todos já falavam em uso do carrinho ou  eutanásia.
O Zé foi encaminhado para cirurgia no dia 14 de setembro, a cirurgia correu tudo bem, durando cerca de uma hora e 35 minutos. No pós operatório imediato entramos  com tramal e dipirona, e iniciamos antibiótico por mais 12 dias, após 14 horas depois da cirurgia paciente já se alimentava .
No sexto dia após cirurgia a MV Silvia Machuca que também se sensibilizou com sua história iniciou sessões de acupunturas semanais e o MV Lucas Lara ficou comprometido com a parte de fisioterapia do paciente, quando eles não vinham todos os funcionários estimulavam e acreditavam na sua recuperação, e para surpresa de todos, 23 dias depois o Zé ensaiou seus primeiros passos, e desde então não parou mais, hoje ele tem controle absoluto de sua micção bem como de suas pernas que o levam para onde ele bem entender.
Eu fiz questão de relatar esse caso para que possamos ter a dimensão do que esses cães são capazes de realizar mesmo depois de passar pelas piores  situações. O ser humano só precisa dar apoio, carinho e ter força de vontade.
E toda essa equipe  foi fundamental para o restabelecimento do nosso amigo Zé, porquê assim como ele nunca desistimos .



                                                              

MV. Marcos Mota Borges Pereira (neurologista)

Pessoal o Zé está pronto para ser adotado; saudável, vacinado, castrado e vermifugado.

Em nome do Zé eu agradeço novamente esses profissionais : Dra Silvia Machuca (acupuntura)  Dr Lucas Lara ( fisioterapia ),  Dra Andrea  pelos primeiros socorros ( PROVALE ), Chrystiane Solha ( estagiária ), Marcelo Souza ( funcionário ), Silvana (funcionária) Márcio Augusto (funcionário) .

Contatos p/ ADOÇÃO do nosso amigo Zé.  12 - 3934 - 9248 falar com Patrícia .

4 comentários:

  1. Realmente, incrível a reabilitação dele!
    Parabéns à equipe pelo excelente trabalho!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Faltou agradecer as pessoas que o resgataram e deram os primeiros socorros!
    Fiquei até emocionada de vê-lo correndo!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal Marcos. Belo trabalho seu e da equipe, além do lado humano da ação.
    Abraço do amigo da Paraíba, e não o Paraíba.
    Giuliano.

    ResponderExcluir
  4. Exemplo de profissionais! =)
    sou estudante de veterinaria, e espero um dia poder realizar açoes como essa!

    ResponderExcluir

Agradecemos pela sua participação. Seja um seguidor!